Durante
a explanação, o mencionado aluno destacou os motivos pelos quais desenvolveu a
citada pesquisa, principalmente o fato de ter participado do Programa
Residência Pedagógica no CEPES, em que o preceptor foi o professor Borges e o coordenador, o professor Sérgio Guerra Filho, sendo os objetivos da pesquisa: “refletir sobre o saber local e regional
para assim gerar familiaridade entre o conteúdo proposto e a realidade do
aluno, a partir das aulas do professor Borges e os projetos desenvolvidos pelo
CEPES nos anos de 2018 e 2019, bem como demonstrar os resultados e aprendizagem
dos discentes com essa forma de ensino” (FRNAÇA, 2024, p. 2-3).
A
partir desses objetivos, Mateus França, estruturou seu trabalho com os
seguintes tópicos: introdução, Residência Pedagógica, História e Memória do CEPES, Estrutura
e Infraestrutura do CEPES, Ensino de História Local e sua Importância, Análise
sobre a valorização da História Local no CEPES. Nesse último item, apresentou
várias imagens relacionadas aos projetos da Consciência Negra de 2028 e 2019,
bem como atividades realizadas no componente curricular de História, ministrado
pelo professor Borges, com destaque para aquelas realizadas por alunos do 2º
DM, quando enfatizaram a importância do Terreiro de Candomblé do Senhor
Leopoldo (localizado no bairro do Portão), além do processo de produção de
beiju na localidade de Lagoa da Rosa, município de Governador Mangabeira.
Assim, o futuro historiador concluiu seu texto, destacando que:
“O Colégio Estadual
Professor Edgard Santos, juntamente com o docente Luís Carlos Borges, têm um
papel fundamental na formação de jovens e adultos do município de Governador
Mangabeira, formandos cidadãos com consciência crítica, pertencimento e
valorização da sua terra, valorizando as culturas ali construídas com o passar
dos tempos. Com o uso da história local/regional os estudantes podem descobrir
uma gama de acontecimentos da sua localidade e região e formar seus pontos de
vista.
Com todos os seus
anos de experiência em sala de aula, o professor Borges consegue trabalhar com
seus alunos revisitando uma metodologia na qual ele consegue a atenção,
curiosidade e respeito dos alunos sobre as pesquisas; fugir da tradição
monótona do livro didático; fazer com que os estudantes ponham a “mão na massa”
e busquem por conhecimento: esse que pode ser adquiridos de várias formas nas
suas localidades nos usos de fontes sejam, fotográficas, músicais, documentais
ou orais”. (FRANÇA, 2024, p. 21).
Parabenizo
a Mateus França, pela apresentação do seu TCC, com uma temática de extrema
importância no campo historiográfico, ou seja, a História Regional e Local,
especialmente as atividade desenvolvidas no CEPES. Também, agradeço por
desenvolver uma pesquisa voltada para as práticas pedagógicas desenvolvidas nas
minhas aulas de História com temas voltados para História Regional e Local.
Ainda, parabenizo ao professor Sérgio Guerra Filho pela qualificada orientação
do TCC, fazendo valer a importância de pesquisas como essas para educação
básica. Parabéns, Mateus...” salientou o professor Borges.
Referência
FRANÇA,
Mateus Oliveira. A História Local no
Ensino Médio: um
estudo de caso no Colégio Estadual Professor Edgard Santos (CEPES), Governador
Mangabeira – BA, Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, Cachoeira: UFRB, 2024.
Fotos: Sérgio Guerra Filho e Mateus França.
0 Comentários