Práticas pedagógicas desenvolvidas no CEPES sobre História e Cultura Afro-brasileira e África, são apresentadas em Simpósio da ANPUH Bahia 2024.

 

 
Na última quinta (25/07/2024), no Simpósio Temático:
Áfricas, suas Histórias, dinâmicas sociais e representações: rompendo com o racismo na Educação e na memória social brasileiras, do XII Encontro Estadual de História, promovido pela ANPUH – Bahia, em Ilhéus,  o professor Luís Carlos Borges da Silva, apresentou o seu trabalho, denominado: Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana no Ensino Médio: práticas pedagógicas desenvolvidas no Colégio Estadual Professor Edgard Santos (CEPES) - 2014 a 2019, temática que faz parte de suas pesquisas no Mestrado de História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com orientação do professor Dr. Sérgio Guerra Filho.

O mencionado Simpósio foi coordenado pelos professores Dr. Juvenal de Carvalho Conceição (UFRB) e Dr. Wilson Roberto de Mattos (UNEB), contando com apresentações de várias pesquisas relacionadas ao continente africano, bem como ao ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana na educação básica e superior do país. Além do professor Borges, outros(as) pesquisadores(as) do Recôncavo Baiano apresentaram seus trabalhos nesse Simpósio, como o Denilson Lessa (professor da UNEB), Andressa Nogueira, Ana Karoline de Oliveira, Lívia de Oliveira e Suzana Martins, ambas da UFRB. Ao todo 29 pessoas se inscreveram nesse Simpósio, sendo que 24 apresentaram suas pesquisas.

Vale mencionar que além de Juvenal de Carvalho outros professores da UFRB estiveram presentes na ANPUH - Ilhéus, dentre os quais podemos destacar: Paulo de Jesus e Henrique Sena, Fabrício Lyrio, Sérgio Guerra Filho, esses dois últimos, também fizeram lançamento de seus livros. Já da cidade de Governador Mangabeira, além do professor, estiveram presentes na encontro, o professor Cláudio Roberto dos Santos e a Professora Alaize Conceição, esses que também apresentaram suas pesquisas em outros símpósios.

A pesquisa desenvolvida pelo professor Borges, tem como objetivo geral, analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas no Colégio Estadual Professor Edgard Santos – CEPES, relacionadas ao Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana no período de 2014 a 2019, utilizando-se de fontes como: Projeto Político Pedagógico (PPP); planos de aulas por área e por componente curricular, projetos de pesquisas sobre a Consciência Negra, as produções desenvolvidas pelos alunos e outras. Já o aporte teórico, se fundamenta nas contribuições de pesquisadores como: Kabengele Munanga, Juvenal de Carvalho; Nilma Lino Gomes, Circe Bittencourt, Almicar Araújo, Fabrício Lyrio, Sérgio Guerra Filho, Ana Célia da Silva e outros.

Quanto ao propósito do referido Simpósio, consistiu em um “balanço da introdução do estudo das Histórias das Áfricas na sociedade brasileira nestas duas décadas da Lei 10639/2003. Trata-se de reunir professores/as, pesquisadores/as e demais interessados/as pelas Áfricas para discutir perspectivas de ensino, assim como propostas de estudo e pesquisa sobre as sociedades africanas nas mais diversas temporalidades e dinâmicas culturais. A partir de uma abordagem multidisciplinar” (Disponível em: https://www.encontro2024.bahia.anpuh.org/atividade/view?q=. Acesso em 27/07/2024)

Luís Carlos Borges da Silva (Professor Borges) - Licenciado em História pela UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), especialista em História Regional pela UNEB (Universidade do Estado da Bahia), especialista em História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena pela FAMAM (Faculdade Maria Milza) e pela UFRB (Universidade do Recôncavo da Bahia), mestrando em História da África da Diáspora e dos Povos Indígenas pela UFRB, professor do Colégio Estadual Professor Edgard Santos – Governador Mangabeira – BA e da Escola São Luís – Muritiba- BA, e-mail: borgeslc70@gmail.com

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