Na última terça (07/05/2024), os estudantes do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Professor Edgard Santos (CEPES), localizado na cidade de Governador Mangabeira, participaram de mais uma atividade de campo no Observatório Astronômico Antares – Museu Antares de Ciências e Tecnologia - MACT da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. A atividade foi uma inciativa da professora de Filosofia, Divanise Vieira, contando com a participação do professor Jucélio Mota (Geografia) e Aniger Rocha (Vice-diretora).
Durante
a visita os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o Espaço Natureza e
os Minerais, a Exposição “Planeta Terra: Eras e Épocas”, que aborda desde a
Origem do Universo até os Tempos Atuais; A Era dos Mamíferos: A Aurora da
Humanidade, Stonehenge, As Primeiras Civilizações Humanas, o Relógio de Sol, Os
Primeiros Pensadores e suas Contribuições para a Ciência. Participaram da
experiência de simulação caminhando na lua que oferece a sensação de um passeio
pelo solo lunar em A Conquista do Espaço.
A
atividade em foco, faz parte do projeto multidisciplinar que está sendo
desenvolvido nas turmas do 2ºano - “RESSACRALIZAR O NOSSO PLANETA: O SAGRADO É
A VIDA!”, objetivando proporcionar aos estudantes uma alternativa de aprendizagem
por meio de vivencias fora do espaço físico da escola, sobre os temas
abordados, no intuito de fomentar reflexões critico-filosóficas acerca da
relação que a humanidade estabeleceu com a natureza, bem como as consequências
de uma cosmovisão de dessacralização da natureza em nome do progresso
econômico.
A
atividade se justifica em razão do seu aspecto transdisciplinar, que
aborda conhecimentos dos componentes curriculares das áreas de Ciências
Humanas e Ciências da Natureza, interligando-os a temas e questões relacionadas
aos Itinerários Formativos tais como as
cosmologias dos Povos Originários e Comunidades Quilombolas, com enfoque para
os Objetivos do Desenvolvimento Sustentáveis -ODS 13 - Ação
Contra a Mudança Global do Clima e 15 – Proteger a vida terrestre,
possibilitando ao aluno fazer reflexões sobre o lugar em que
vivemos, a história do universo, a história da humanidade e de como nossos antepassados utilizaram a
observação dos céus para assegurar o plantio de alimentos, construíram métodos
de navegações guiados pelas estrelas, assim como compreender os ciclos
climáticos, a forma como medimos o tempo e a tecnologia que utilizamos
para nos comunicar nos dias atuais.
Por: Divanise Vieira, professora de Filosofia do Colégio Estadual Professor Edgard Santos (CEPES)
0 Comentários