A mencionada apresentação fez parte do Grupo de Discussão "GD 06: Didática(s) da História:
experiências de ensino e pesquisa", coordenado pelo professor "Valter Guimarães Soares (UEFS), e a professora Izis Pollyanna Teixeira Dias de Freitas (SEC BA)". Na oportunidade, o professor
Borges, enfatizou as diversas atividades desenvolvidas no CEPES acerca do
ensino de História e Cultura Afro-brasileira e africana, como forma de
implementação da lei 10.639/2003. Dentre as atividades destacam-se: projetos de
consciência negra, leituras de livros, atividades de campo, seminários,
palestras, rodas de conversa, produções de vídeos, cordel, slides, quiz e
fotografias.
O citado trabalho faz
parte da pesquisa desenvolvida pelo mencionado professor, no Mestrado Profissional em História Africana,
da Diáspora e dos Povos Indígenas, da Universidade Federal do Recôncavo da
Bahia (UFRB), campus de Cachoeira, com orientação do professor doutor Sérgio Guerra Filho.
Borges, ainda participou
do minicurso: MC 01 - Caminhos para a produção de materiais didáticos de História, coordenado pelo professor, Leandro Antonio de Almeida (UFRB),
quando se discutiu o papel do
material didático no ensino de História no século XXI.
Salientando,
O Colégio Estadual Professor Edgard Santos (CEPES),
está localizado na cidade de Governador Mangabeira, região do Recôncavo baiano,
sendo fundado em 1978. Na atualidade possui mais de 1.000 alunos matriculados
no ensino médio regular e na Educação de Jovens Adultos (EJA) – eixos VI e VII,
funcionado nos três turno, com uma equipe de 30 professores(as), da qual o
autor da aludida pesquisa faz parte, sendo a atual diretora, a professora Rita
de Cássia Cerqueira de Santana.
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