O mencionado TCC, tem como Objetivo
Geral: analisar
as limitações e os desafios para a permanência de uma egressa da EJA na
Licenciatura em Biologia da UFRB.
Já os Objetivos Específicos, são os
seguintes:
1. Destacar a importância e
as limitações do Ensino da EJA para o ingresso no Ensino Superior;
2. Relatar os desafios
encontrados no Curso de Licenciatura em Biologia;
3. Reconstruir narrativas
de si acerca do período de escolarização, compreendido entre o final do Ensino
Médio e o Ensino Superior.
4. Entender as
possibilidades de superação das lacunas formativas no percurso dos egressos da
EJA na Licenciatura em Biologia.
A apresentação aconteceu de forma híbrida, sendo que A professora Drª Rita de Cácia participou de forma online e os demais presencialmente. Na oportunidade, a futura bióloga, narrou sua trajetória como estudante da EJA (nível médio) do Colégio Estadual Professor Edgard Santos - CEPES (anexo da localidade de Quixabeira), nos anos de 2009 e 2010, bem como as dificuldades de ser mãe de quatro filho, trabalhadora da zona rural e ter que estudar durante a noite. Também, mencionou os incentivos recebidos pelos professores dessa modalidade de ensino, o que a fez recuperar sua autoestima e conseguir entrar em uma Universidade Pública, como a UFRB.
Segunda a estudante, suas narrativas, trazem as muitas dificuldades e preconceitos que uma egressa da EJA, teve que enfrentar na Universidade, de mãe, trabalhadora e das lacunas formativas, porém, com muita persistência e dedicação essas dificuldades foram superadas, chegando ao final do Curso, sendo aprovada no TCC com NOTA 10.
A autora do TCC, destaca ainda, que “através de um pesquisa de caráter qualitativo “da história de vida de uma egressa da EJA, desde o período de escolarização que compreende o tempo formativo III – eixos 6 e 7, até sua entrada e permanência no curso de Biologia. O diálogo com autores como Arroyo (2017), Krainski (2014), Lopes e Souza (2005), Silva (2015), Haddad e Pierro (2000), dentre outros, a EJA e o caminhar em uma licenciatura são descortinados a partir das vivências da pesquisadora-autora do texto. Neste contexto, estes escritos possuem a intenção de contribuir com o reconhecimento da importância da EJA para o retorno aos estudos de muitas pessoas, que por diversos motivos, tiveram que abandonar a escola, ao tempo em que apresenta as possibilidades de continuidade da trajetória formativa, sem desconsiderar as dificuldades enfrentadas, de uma egressa da EJA que se torna professora, cursando e finalizando seu curso de Licenciatura em Biologia, em uma universidade pública federal”.
Lembrando, que Maria da Silva de Lima do Nascimento, é natural do município de Governador Mangabeira, reside atualmente na localidade de Jacarezinho, é mãe de 4 filhos, conclui o Ensino Fundamental em 1992, retornou a estudar em 2009 na EJA do CEPES. Atualmente, leciona a disciplina Ciências no CEPAVP – Centro Educacional Professor Agnaldo Viana Pereira, localizado na comunidade de Quixabeira do citado município. “Eu sou muita grata a EJA e aos professores, pois as vezes os alunos da EJA são desacreditados, mas o incentivo dos professores, fez com que eu percebesse que poderia chegar mais longe, eu cheguei”, salientou a discente da UFRB.
“Em nome da direção, funcionários e professores do CEPES, parabenizamos a Maria da Silva de Lima do Nascimento, pela brilhante conquista em sua vida, algo oriundo de muito esforço, dedicação e conhecimento, demonstrando o valor da Educação de Jovens e Adultos, bem como, elucidando a noção de que: nunca é tarde para um recomeço, associado a ideia de inclusão e oportunidades na perspectiva educacional, no caso de Maria, através do CEPES e da UFRB. Esperamos que essa conquista, possa servir de inspiração para outras pessoas. Parabéns, sucesso!!!”, salientou o professor Borges.
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