O
trabalho faz parte da pesquisa desenvolvida pelo mencionado professor, no Mestrado
Profissional em História Africana, da Diáspora e dos Povos Indígenas, da
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), utilizando com fontes
os projetos de pesquisa relacionados as atividade da consciência negra, planos
de aulas de alguns componentes curriculares da área de humanas, questionários e
as produções realizadas pelos estudantes, já a fundamentação teórica tem como
base estudos de autores como Kabengele Munanga, Matilde Ribeiro, Juvenal de
Carvalho, Nilma Lino Gomes, Mônica
Lima, Walter Fraga Filho, Circe Bittencourt, Almicar Araújo, Marina de Mello e Souza; Ana Célia da Silva e
outros.
Em
relação as atividades desenvolvidas no período analisado na pesquisa, destacam-se:
os projetos da consciência negra, leituras de livros, atividades de campo,
feira de ciências, vídeos e outras. Salientando, que os projetos da consciência
negra, foram realizados sempre na última unidade do ano letivo, de forma interdisciplinar
e com uma temática específica, a exemplo de: África-Brasil: relações Históricas
e Culturais, 100 anos do samba no Brasil, Os negros e as negras nas tecnologias
da informação e comunicação (TICS): dos estereótipos à valorização, CEPES 40
anos - história e cultura afro-brasileira: um olhar local e regional, Mulheres
Negras no Brasil: resistência, protagonismo e empoderamento.
O
citado seminário foi realizado de forma virtual (22 a 26 de maio), já a
mencionada apresentação fez parte da Roda de Conversa 5: Enfrentamentos ao
Racismo no Cotidiano Escolar, coordenada pelos professores: Osvaldo
Mariotto Cerezer (UNEMAT) e Icaro Amorim Martins (SEDUC/CE). De acordo as
informações da ANPUH, o seminário ultrapassou
o número de 4.500 inscrições.
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