Dessa forma, fomos ensinados a marginalizar e, por muitas vezes, desumanizar os indígenas reconhecendo-os como selvagens.
O componente curricular “Literatura dos meus ancestrais”, ministrado pelas professoras Daniela Rodrigues e por mim, Evani Rodrigues, em algumas turmas de 2º ano do ensino médio, do Colégio Estadual Professor Edgard Santos (CEPES), localizado na cidade de Governador Mangabeira (BA), permitiu um estudo mais aprofundado sobre os indígenas, no Brasil, através de pesquisas sobre sua história na formação do povo brasileiro, reconhecendo sua atuação nos vários cenários dos quais participamos a exemplo da política, saúde, educação, mídias sociais, entretenimento, arte, enfim, toda conjuntura social humana.
Os(as) alunos(as) apresentaram o resultado das pesquisas oralmente em sala e, para ilustrarmos ainda mais esse contexto, fizemos uma roda de conversa (27/04) com o indígena Allison Allisson Barros da Silva, da etnia Pankararu (PE), graduando em Ciências Econômicas (UEFS) e o professor da UFRB, Fabricio Lyrio Santos, Doutor em História (UFBA).
Esse momento foi muito importante pelo nível de informações e esclarecimentos, sobretudo, pela presença de um indígena para, efetivamente, falar sobre a história dos indígenas no Brasil e sua importância, pois os(as) estudantes puderam ouvir alguém originariamente indígena falando sobre sua cultura e cotidiano, ressaltando o quanto a educação indígena é essencial para o desenvolvimento dos povos originários e sua inserção nos vários contextos.
Também
participaram da atividade, os estudantes de turmas do segundo ano do componente
curricular – “História dos nossos
Ancestrais”, ministrado pelo professor Borges, os quais realizaram estudos
acerca da temática Indígenas do Brasil.
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