Por: PROFESSORA DRA. EVANI RODRIGUES . Pensar a história dos povos indígenas no Brasil é compreendê-los como seres originários de nossa terra tendo como consequência, nossa construção como povo que possui uma língua, culinária, modos de vida e uma cultura sustentada a partir da vida desses povos e que, ao longo do tempo foi sendo dizimado para que a imagem do colonizador se sobressaia na nossa vida. Dessa forma, fomos ensinados a marginalizar e, por muitas vezes, desumanizar os indígenas reconhecendo-os como selvagens. O componente curri…
Continuar LendoPela primeira vez, o Brasil celebra neste 19 de abril o "Dia dos Povos Indígenas" - e não mais o "Dia do Índio" , como a data era conhecida até o ano passado. A mudança foi oficializada em julho de 2022 com a aprovação da Lei 14.402. Motivo: A palavra "índio" é considerada problemática por ser um termo genérico e não considerar a diversidade dos povos indígenas. (Veja mais abaixo.) Há anos, defensores das causas indígenas já argumentavam que a data, que marca a luta dos povos originários pela sobrevi…
Continuar LendoA isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 pode ser solicitada pelos candidatos entre esta segunda-feira (17) e 28 de abril. Tire suas dúvidas abaixo. Quem tem direito ao benefício? · Participantes que estão no último ano do ensino médio de escolas públicas ; · alunos que estudaram durante todo o ensino médio na rede pública ou como bolsistas integrais da rede privada, desde que tenham renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (R$ 1.980); · cidadãos em vulne…
Continuar Lendo“Fomos educadas para respeitar mais ao medo do que a nossa necessidade de linguagem e definição, mas se esperamos em silêncio que chegue a coragem, o peso do silêncio vai nos afogar.” (Audre Lorde). Nesse mês de abril, nos dias 05 e 13, aconteceu no Colégio Estadual Professor Edgard Santos (CEPES), na cidade de Governador Mangabeira-BA, o evento CEPES FALAS PRETAS: dessilenciamentos de mulheres negras !, idealizado e coordenado pela professora de história, Dra. Alaíze Conceição (@alaize conceicao), com os seguintes objetivos de aprendizag…
Continuar LendoO político e filósofo romano Cícero considerava a crucificação a punição "mais cruel e terrível" que poderia existir. "Somente a palavra 'cruz' por si só deveria estar longe não apenas do corpo de um cidadão romano, mas também de seus pensamentos, de seus olhos, de seus ouvidos." "Das três formas mais brutais de executar alguém na antiguidade, a crucificação era considerada a pior", disse Louise Cilliers, autora e pesquisadora do Departamento de Estudos Clássicos da Universidade do Estado Livre, na Á…
Continuar LendoAo longo da história, a Páscoa reuniu tradições judaicas, cristãs e pagãs. Orginalmente, trata-se de uma celebração cristã, que remete ao "plano de salvação" protagonizado pelo messias Jesus Cristo. Mas, segundo historiadores, a Páscoa já era celebrada pelos povos germânicos e celtas pagãos do hemisfério norte e estava relacionada ao culto a deusa mitológica Ostara . Na festividade desses povos antigos, estavam inseridos ovos e o coelho, como símbolos de fertilidade . Para os judeus, a Pessach , traduzida em português como…
Continuar Lendo
Redes Sociais