Nacionalmente, cerca
de 57% dos estudantes que estavam prestes a se formar
na escola no ano passado têm conhecimento insuficiente em
matemática e outros 38%, somente o básico.
A defasagem na
aprendizagem de matemática no país é histórica e se agravou com a pandemia de
Covid, que deixou as escolas sem aulas presenciais por um longo período em 2020
e 2021. Em 2019, o índice de estudantes com conhecimento avaliado como adequado
na disciplina era de 7%.
Em língua portuguesa, a situação é um pouco melhor, mas,
ainda assim, longe da ideal: em torno de 31,3% dos
alunos do ensino médio da rede pública têm aprendizado adequado.
Em 2019, somavam 34%.
Os dados do Saeb,
que é uma prova de português e de matemática feita a cada dois anos,
foram tabulados pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional
(Iede) e divulgados nesta quarta-feira (30) em evento para marcar os dez anos do portal QEdu.
A plataforma, que
é um
dos maiores portais de dados educacionais abertos do Brasil, tem o
apoio institucional da Fundação Lemann, B3 Social, Itaú Educação e Trabalho e
da Fundação Roberto Marinho.
Os baixos índices de
aprendizagem estão entre os temas de discussão dos painéis do evento, realizado
em São Paulo e que contará com a participação de pesquisadores, educadores e
secretários de Educação. A palestra de abertura terá transmissão gratuita e poderá ser acompanhada pelo YouTube do canal Futura.
Ensino
fundamental
Os resultados
preocupantes no aprendizado de matemática são perceptíveis já nos anos iniciais do ensino fundamental, com 36,7% dos estudantes da rede pública com
aprendizado adequado na disciplina em 2021. Houve uma piora em relação a 2019,
quando o índice tinha sido de 47%.
Nos anos finais do ensino fundamental, o percentual que já não
era alto caiu também e chegou a 15,3%. Em 2019,
eram 18%.
Uma das hipóteses
para essa queda maior nos anos iniciais em comparação ao cenário de
pré-pandemia seria a dificuldade de se ensinar a disciplina de forma remota e a
das famílias apoiarem os filhos.
Fonte: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2022/11/30/so-5percent-terminam-ensino-medio-publico-com-aprendizado-adequado-em-matematica-aponta-estudo.ghtml.
Acesso em 30/11/2022.
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