Ali,
no terreiro do Gantois — ou Ilê Iaomim Axé Iamassê —, comemorava-se o
aniversário de 90 anos de uma senhora que, ao longo de sua vida, havia
conquistado o respeito e garantido a influência na sociedade baiana do século
20. Maria Escolástica da Conceição Nazaré, mais conhecida como Mãe Menininha do
Gantois (1894-1986).
“Mãe
Menininha era uma voz de consenso, era a voz que todos ouviam para saber como
as coisas deviam ser direcionadas”, contextualiza o sociólogo, antropólogo e
babalorixá Rodney William Eugênio, doutor pela Pontifícia Universidade Católica
de São Paulo (PUC-SP). “Ela era a ialorixá das ialorixás, aquela diante de quem
todas as mais velhas da Bahia se curvavam por tudo o que ela representava, pela
própria condição de conciliadora.”
Ialorixá
é o nome correto para o popular “mãe de santo”. Filha única de Maria da Glória
e Joaquim Assunção, Menininha se tornou a terceira ialorixá da história do
Gantois, posto que ocupou por 64 anos — um recorde. Ela assumiu o cargo,
sucedendo sua tia-avó Pulquéria Maria da Conceição, em fevereiro de 1922, aos
28 anos.
Menininha
era bisneta de Maria Júlia da Conceição Nazareth, fundadora do terreiro do
Gantois — criado em 1849. Descendente de escravos, sua família era
originalmente da Nigéria. Ela sucedeu Pulquéria em um cenário conturbado do
terreiro, já que a natural sucessora, mãe de Menininha, morreu ainda durante o
período de luto pela morte da então ialorixá.
“Tornou-se conhecida como uma das
maiores e mais renomadas ialorixás da história do candomblé”, comenta o
sacerdote de umbanda David Dias, pesquisador em ciência da religião na PUC-SP.
“Ela é muito celebrada até hoje, foi
mãe de santo de diversos artistas, políticos… As ialorixás baianas, todas elas,
têm uma história de luta política muito grande. Por meio das relações que elas
foram tecendo com as pessoas das artes e da política, elas também iam
garantindo a sobrevivência do candomblé”, contextualiza o historiador Guilherme
Watanabe, pai de santo do terreiro Urubatão da Guia, em São Paulo, e
membro-fundador do Coletivo Navalha.
Foi um percurso de resistência e de
alianças, o de Menininha. Quando ela assumiu o cargo, teve de enfrentar o
preconceito e a discriminação às religiões de matriz africanas. “Ela atravessou
o processo de perseguição”, ressalta Eugênio. “Não à toa, se dizia católica.
Ela sabia que se dizer católica era uma estratégia de sobrevivência.”
Devota de Santa Escolástica, de quem
emprestava o nome, frequentou missas até o fim da vida. Foi pioneira também
nesse sentido, garantindo o direito, junto aos religiosos católicos da Bahia,
de participar da igreja vestindo os trajes típicos do candomblé.
Mãe Menininha acabou incorporando um
peso sociopolítico tão importante que, com o passar do tempo, autoridades
políticas, artistas e esportistas costumavam procurá-la antes de tomar grandes
decisões. Queriam seus conselhos, queriam sua proteção. Sabiam da influência
dela.
Sua casa foi frequentada por músicos
como Gilberto Gil, atletas como Pelé, Roberto Dinamite e Djalma Santos,
políticos como Luiz Inácio Lula da Silva, Paulo Maluf, Adhemar de Barros (1901-1969),
Getúlio Vargas (1882-1954), João Goulart (1919-1976) e João Baptista Figueiredo
(1918-1999), além dos nomes já citados no início desta reportagem.
Aceitação do candomblé
Em meio a
articulações, à medida que reforçava seu papel de respeito e sua posição de
carisma, ela teve um papel importante na inserção da religião do candomblé na
sociedade brasileira.
“Assumindo
a direção do Gantois muito jovem, aos 28 anos, Mãe Menininha […] foi mãe,
mulher, líder religiosa, tornando-se uma verdadeira instituição do Brasil”,
afirma sua biografia oficial, divulgada pela administração do terreiro.
“Deixou
ensinamentos de grande valia para a perpetuação da religiosidade de matriz
africana na Bahia, com uma forte contribuição ao professar a fé, dando lições
de poder, humildade e respeito.”
“A
sua história se confunde com a própria história do candomblé no Brasil, pelo
fato de ser oriunda de família de linhagem nobre africana, uma das responsáveis
pela implantação do candomblé na Bahia”, prossegue a nota biográfica.
Quando
ela assumiu o posto, já era casada com o advogado Álvaro MacDowell de Oliveira,
com quem teve duas filhas, Cleusa (1923-1998) — que a sucedeu no comando do
terreiro — e Carmem, a atual ialorixá, hoje com 93 anos.
Permaneceu
casada, mas decidiu que o marido não poderia morar no Gantois. O advogado
sempre foi um apoiador do candomblé e, mesmo sem nunca ocupar um cargo
religioso, atuou nas lutas empreendidas por Menininha.
Isso
principalmente por conta da Lei de Jogos e Costumes, de 1930. A legislação
passou a enquadrar o as práticas religiosas africanas e foi, durante muito
tempo, a pedra no sapato de Menininha. A lei acabava fazendo com que batidas
policiais ocorressem em terreiros, apreendendo objetos e, em alguns casos, até
mesmo agredindo sacerdotes e participantes.
A
situação só melhorou em 1976, quando o então governador baiano Roberto Santos
(1926-2021) sancionou decreto liberando as casas de candomblé de seguirem o mesmo
licenciamento previsto pela legislação de “jogos, costumes e diversões
públicas”. A pressão do Gantois, finalmente, surtira efeito.
Eugênio
acredita que a chave para o sucesso foi o fato de Menininha promover “o diálogo
interreligioso”. “Ela se dizia católica, assumia essa dupla pertença, mas isso
tem de ser compreendido dentro de um mundo maior. O candomblé, para ela, era a
vivência, a cultura, o ethos… E ela viveu isso no sentido mais amplo”, analisa.
“Ao mesmo tempo, circulava nos bastidores da política.”
“Ela
não gosta de aparecer, mas sabia o momento certo de fazer a coisa certa, com
toda a discrição”, acrescenta ele. “Soube encontrar aliados no poder para
manter os benefícios para sua comunidade, isso por força do seu carisma, seu
poder de encantamento.”
Mulheres sacerdotisas
O
bem-sucedido papel de Menininha à frente do terreiro ilustra o fato de que, no
Brasil, é comum que mulheres assumam papéis de comando em religiões de matriz
africana. Segundo o sociólogo Eugênio, isso não é inerente desses segmentos,
mas uma característica pontual dessas manifestações que passaram a ocorrer “na
diáspora”, ou seja, por africanos na América e seus descendentes.
“A
história do Gantois é uma história de mulheres valorosas, muito fortes, que de
alguma forma dialoga com o processo de escravidão e do que foi a presença
dessas mulheres, a força dessas mulheres no processo de escravidão”, ressalta o
sociólogo.
Para
começar, como lembra o pesquisador, essas mulheres sempre tiveram — e têm —
outras atividades profissionais além do terreiro em si. “Há uma ligação direta
com o processo de ganho [que ocorria na escravidão]”, pontua. Mãe Menininha
trabalhou como quituteira e costureira ao longo da vida. “Modista e fina
doceira”, como diz sua sinopse biográfica oficial.
“Elas
sempre tiveram outras atividades associadas à atividade principal, o terreiro,
e uma coisa nunca impediu a outra. As coisas dialogam tranquilamente”, diz
Eugênio. “Mãe Menininha tinha essa coisa do ganho e acho que de certa forma as
mulheres do terreiro da Bahia, do ganho, são as grandes empreendedoras do
Brasil.”
Mas
o ponto que explica porque muitas mulheres acabaram se tornando sacerdotisas de
religiões afro-brasileiras está na própria lógica da organização do trabalho
durante o período escravocrata. “Muitas mulheres assumiam tarefas na cozinha,
próximo à casa grande, e muitas tinham o benefício da alforria antes”,
esclarece. Essa rotina teria dado a elas mais condições para assumirem o
serviço religioso.
Na cultura popular
Como
não podia deixar de ser, dado extenso rol de amizades com artistas, Mãe Meninha
foi homenageada pela cultura popular. Em 1972, Dorival Caymmi lançou Oração
de Mãe Menininha, depois regravada em vozes como de Maria Bethânia
e Gal Costa.
“A
beleza do mundo, hein? Tá no Gantois. E a mão da doçura, hein? Tá no Gantois. O
consolo da gente, hein? Tá no Gantois”, dizem os versos.
Bahia, Minha Preta, composição feita em
1993 por Caetano Veloso, conhecida na voz de Gal Costa, também traz referências
a Menininha do Gantois.
Em
1976, ela foi homenageada no carnaval carioca com o enredo da escola de samba
Mocidade Independente de Padre Miguel — de autoria de Arlindo Rodrigues
(1931-1987), o samba foi interpretado por Elza Soares (1930-2022). Cinco anos
atrás, foi a vez da paulistana Vai-Vai homenagear Mãe Menininha.
Jorge
Amado, na obra Bahia de Todos-os-Santos, escreveu que “Mãe
Menininha está acima de toda e qualquer divergência de ordem política,
econômica ou religiosa”. “É a ialorixá de todo o povo da Bahia, sua mão se
estende protetora sobre a cidade. Não se trata nem de misticismo nem de
folclore e sim de uma realidade do mistério baiano”, registrou.
O apelido Menininha
Não
há um consenso sobre a explicação do apelido da famosa ialorixá. “Nem mesmo Mãe
Menininha sabia dizer quando este apelido lhe foi dado. Dizia ela que este nome
a acompanhava desde criança e assim era chamada por sua mãe, tia e avó”,
comenta o pesquisador David Dias.
Se
já era uma apelido anterior ao cargo, o mesmo acabou reforçado pelo fato de ela
ter assumido o terreiro tão jovem — uma “menininha” em um contexto em que as
sacerdotisas costumam ser anciãs.
Disponível: https://www.geledes.org.br/quem-foi-menininha-do-gantois-a-maior-mae-de-santo-do-brasil-que-assumiu-o-cargo-ha-100-anos/.
Acesso em 07/08/2022.
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