O Educar para Trabalhar é uma iniciativa do Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Educação do Estado (SEC), para oportunizar novos conhecimentos para os estudantes, visando a inserção no mundo do trabalho. O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Ezequiel Westphal, falou que as escolas continuam mobilizadas para as inscrições. “Resolvemos prorrogar as inscrições no intuito de oportunizar os estudantes e egressos uma vaga no programa e nos cursos de qualificação profissional, em um dos 10 eixos tecnológicos ofertados”, afirmou.
O sorteio eletrônico das vagas será no dia 24 de maio. Nesta mesma data será divulgado o resultado parcial da lista de classificados. O prazo para recursos será nos dias 25 e 26 de maio e o resultado final será publicado no dia 27 de maio. A matrícula ocorrerá de 28 de maio a 12 de junho e as aulas serão iniciadas no dia 13 de junho, em parceria com o Sistema S, composto pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC); o Serviço Nacional de Aprendizagem industrial (SENAI); e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), sendo os responsáveis pela prestação dos serviços educacionais.
Dia D – Nesta segunda-feira (9), a SEC promoveu o “Dia D" de mobilização para as inscrições do programa Educar para Trabalhar, visando mobilizar os estudantes e esclarecer dúvidas. A ação incluiu uma live com uma extensa programação, por meio do Canal do Youtube do Instituto Anísio Teixeira, tendo à frente as instituições parcerias e envolvendo líderes de classe e estudantes das diferentes modalidades, como Educação Integral, do Campo, Indígena e Quilombola.
Larissa Raiara, técnica da Coordenação de Educação Escolar Indígena da SEC, falou sobre o alcance do programa para os estudantes indígenas. “Os cursos contemplam a realidade das 27 escolas indígenas e oferecem acesso para as inscrições de forma prática, podendo ser feita através do celular”.
Maibi Teixeira, gerente de Educação Profissional do SENAC, falou sobre o desempenho dos alunos já envolvidos no programa. “Acompanho de perto esses estudantes e é uma felicidade imensa ver o desenvolvimento deles, incluindo o acesso ao primeiro emprego após finalizar a aprendizagem”.
Lista de cursos ofertados - Almoxarife , Administrador de Bancos de Dados; Assistente
Administrativo; Assistente de Contabilidade ; Auxiliar de Laboratório de
Microbiologia ; Agricultor Agroflorestal; Assistente de Recursos Humanos ;
Agente Cultural; Agente de Gestão de Resíduos Sólidos; Agente de Informações
Turísticas; Almoxarife de Obras; Assistente de Logística; Auxiliar
Administrativo Rural ; Auxiliar Agropecuário ; Auxiliar em Agricultura de
Precisão ; Bovinocultor de Leite; Bovinocultor de Corte ; Cerimonialista;
Controlador e Programador de Produção; Desenvolvedor de Jogos Eletrônicos;
Desenhista da Construção Civil ; Desenhista de Móveis ; Desenhista de Produtos
Gráficos WEB ; Desenhista Mecânico ; Instalador e Reparador de Redes de
Computadores ; Montador e Reparador de Microcomputadores; Organizador de
Eventos; Produtor Cultural; Programador de Dispositivos Móveis; Programador de
Sistemas; Programador Web; Recepcionista em Serviços de Saúde; Representante
Comercial; Vitrinista; Inspetor de Qualidade; Operador de Processamento de
Grãos e Cereais Operador de Processamento de Frutas e Hortaliças ; Operador de
Processos Químicos Industriais; Operador de Tratamento de Águas e Efluentes;
Operador em Petróleo e Gás; Auxiliar em Agroecologia; Vitrinista; e Padeiro.
Disponível em: http://estudantes.educacao.ba.gov.br/node/41997. Acesso em 10/05/2022.
1 Comentários