Abaixo, seguem os principais relatos de uma entrevista que Samuel concedeu ao blog do Professor Borges.
Blogue do Professor Borges - Como surgiu a sua relação com os desenhos?
Samuel - Minha paixão por desenhos começou quando eu tinha ainda 7 anos de idade, quando tive pela primeira vez, através do meu primo acesso aos desenhos realistas, então passei a ter admiração por desenhos. Por volta dos 12 anos comecei a desenhar, porém eram apenas rabiscos, ou seja, desenhos de adolescente em caderno escolar (risos).
A partir desse momento fui criando amor pelo desenho e praticando cada vez mais, porém existiram perÃodos que parei de criar desenhos, talvez por falta de inspiração. Hoje, conto com vários desenhos concluÃdos, fruto de olhares sensÃveis e curiosos de uma determinada realidade, desenhos esses, que considero como parte da minha existência, proporcionando resultados surpreendentes, que reforçam a minha inspiração para continuar com a arte de desenhar.
Acredito que tenho o desenho no sangue, assim não poderia ficar parado, além disso, o desenho é uma válvula de escape, uma forma de me expressar sem dizer uma palavra. Tenho até hoje o desenho como terapia, ou seja, desenhar me faz esquecer diversos problemas, desenhar me traz paz.
BPB – Como foi seu começo no realismo?
Samuel
- Por
volta de 2020, um amigo me apresentou um desenhista profissional, Balbino
Fonseca, que me proporcionou um curso online, que mudou minha visão
completamente sobre o desenho. Depois que aperfeiçoei essa técnica, tenho o
desenho como parte de mim, sendo que meu segundo desenho realista foi depois desse
curso, o qual me fez pensar, que nada mais poderia parar minha vontade de
desenhar, contribuindo para elevar a minha autoestima.
Essa autoestima, aumenta quando as pessoas ficam satisfeitas com meus desenhos. Hoje já tenho mais de 15 trabalhos espalhados pelo Brasil, incluindo nosso municÃpio, algo que aumenta minha felicidade, pois noto a satisfação da pessoa pelo resultado do desenho que foi encomendado.
BPB – De onde vem sua inspiração para desenhar?
Samuel – A minha inspiração
para desenhar, está relacionada aos meus sonhos, uma vez que carrego comigo,
desde de pequeno um sonho de ser reconhecido como um grande desenhista, não por
egoÃsmo, mas conseguir o reconhecimento para ajudar as pessoas, ser
um sÃmbolo de incentivo no mundo do desenho, ser inspiração para outras pessoas,
especialmente os jovens.
Uma
grande figura no mundo da arte de desenhar, que eu admiro muito, é o mestre Balbino
Fonseca, grande especialista. Também, tenho gosto muito das obras de um grande
pintor do passado: Vincent Van Gogh.
Sempre carrego comigo, reflexões oriundas de frases como: “induzirei outros a servir-me, pela minha boa vontade em servi-los. Eliminarei o ódio, a inveja, o egoÃsmo e o cinismo, cultivando amor pela humanidade”, (do livro: Quem Pensa Enriquece – Napoleão Hiull). Outra frase que deixo para a reflexão de todos é essa: ”seja você a sua própria inspiração”.
BPB – Quais são as técnicas que você utiliza para desenhar?
Samuel - Não tem segredo
pra desenhar, pois no desenho eu aprendi a ver tudo como manchas e copiar
apenas o que vejo. Os materiais que utilizo são: papel de 180g, lápis,
esfuminho, limpa tipos (espécie de borracha) e muita atenção e imaginação
(risos).
Uma coisa que aprendi, é que 90% do trabalho é nossa percepção, materiais encurtam os caminhos, realmente o que vale é nossa técnica e experiência adquirida com o tempo.
BPB – Que mensagem você deixa para as pessoas que desejam ingressar na arte de desenhar?
Samuel - Uma mensagem de incentivo para quem gostaria de viver essa experiência, que não desista na primeira tentativa, aprender a desenhar não é algo da noite para o dia, é algo que leva tempo e muita paciência, porém vale a pena se aprofundar, se dedicar. Não desista no caminho, não dê ouvido quando falarem que você não vai conseguir, acredite no seu potencial, provavelmente aparecerá algumas pessoas duvidando de sua capacidade, mas nunca duvide de si mesmo, se não conseguir na primeira vez tente de novo e de novo, mantenha a consistência, desistir não leva ninguém ao sucesso, pelo contrário só traz o sentimento de incapaz, então tudo que eu tenho para dizer é: NÃO DESISTA, se alguém pode, você também consegue!
CONTATOS PARA ECOMENDAS DE DESENHOS
WhatsApp: (75) 98100-3689
Instagram: @samuell._artesoficial.
Para a professora, Maria da Glória Rodrigues de Almeida (graduada em artes pela Universidade Católica de Salvador) e professora de artes do CEPES, “as imagens falam por si (hiper-realismo). O artista Samuel da Silva, retrata de forma delicada e sutil as suas experiências. Estou deslumbrada de ter uma pessoa tão importante em nosso municÃpio. Parabéns a Samuel pela qualidade de suas obras e sua evolução. Aprecio seu trabalho: delicado e transparente”.
Já para a professora, Karini Daniella de Barros dos Santos (graduada em Desenho e Plástica pela UFBA), também professora de artes do CEPES, “os desenhos realistas do nosso aluno Samuel da Silva, chamam a atenção de todos e todas, muito em função da tamanha perfeição nos detalhes. Através de sua técnica e habilidade ele consegue explorar os limites entre o desenho e realidade, utilizando o lápis grafite. Parabéns a Samuel pela qualidade de seus trabalhos”.
“Parabenizamos a Samuel da Silva pelos seus brilhantes desenhos, certamente um talento extraordinário, que merece o reconhecimento no mundo da arte de desenhar. Talentos como o de Samuel, servem de inspiração para outras pessoas, especialmente os jovens, como forma de expressão de uma realidade, inspirado em uma humildade e busca constante, através da arte por um mundo solidário e com justiça. Além disso, a arte é encantadora e possibilita elevar a autoestima das pessoas, ”desenhar me traz paz”, como bem enfatizou Samuel. Parabéns”, salientou o professor Borges.
O QUE SÃO DESENHOS REALISTAS?
Alguma vez você já se deparou com um desenho que mais parecia uma fotografia? Os desenhos realistas, como o nome sugere, costumam transmitir a sensação de realidade no observador, dando a impressão que a obra é, de fato, uma representação fotográfica.
Isso acontece porque o desenho realista é uma arte que visa reproduzir, da forma mais fiel possÃvel, uma imagem real de pessoas ou objetos.
Se você se interessa por desenhos realistas e quer aprender a aperfeiçoar a sua técnica nessa arte, acompanhe as dicas de hoje no blog da Grafitti.
Normalmente feitos a lápis, os desenhos realistas se baseiam em fotografias de cenários reais e são resultado da valorização do objeto e de seus detalhes.
Através do aprimoramento da percepção de cenários tridimensionais e de técnicas de luz e sombra, este tipo de desenho busca se aproximar do hiper-realismo, simulando a realidade e transmitindo mais detalhes e sensações do que a própria fotografia de referência.
A criação de um desenho realista não exige materiais caros e difÃceis de se encontrar. Um bom lápis grafite, papel branco liso, lapiseira 0.5, caneta borracha e estilete são os materiais básicos necessários para produzir um desenho realista.
Contudo, para melhorar o resultado final de sombreamento e de efeitos brancos, pode-se utilizar outras ferramentas como pincel, esfuminho e boleador.
Vale ressaltar que o boleador, instrumento
utilizado para criar sulcos no papel, pode ser substituÃdo por qualquer
ferramenta com ponta metálica, com uma caneta sem carga ou uma agulha de
crochê, por exemplo.
DisponÃvel em: https://blog.grafittiartes.com.br/como-aperfeicoar-seus-desenhos-realistas. Acesso em 29/05/2022.
0 Comentários