Com o título: Crítica ontológica à fragmentação das premissas teóricas e programáticas na produção/circulação do conhecimento em Educação Física no estado da Bahia, a tese de doutorado do professor IVSON CONCEIÇÃO SILVA, já se encontra disponível para consulta no Repositório da Universidade Federal da Bahia – UFBA (https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34157). A tese foi defendida em 24 de agosto de 2020 de forma virtual, sendo o orientador o professor doutor Cláudio Lira dos Santos Junior (UFBA).
A tese possui o seguinte
objetivo geral: “analisar, compreender e explicar os nexos
causais teleologicamente postos que determinam ontologicamente a fragmentação
entre as premissas teóricas e programáticas na produção do conhecimento
hegemônica em Educação Física no estado da Bahia e apontar possibilidades
superadoras a partir de uma síntese ontológico-conclusiva” (SILVA, 2021, p. 10).
Já a problemática consiste em: “quais
são os nexos causais teleologicamente postos que determinam ontologicamente a
fragmentação entre as premissas teóricas e programáticas na produção do
conhecimento hegemônica em Educação Física no estado da Bahia?”. (Idem, p. 10)
Utilizando-se
de uma rica bibliografia e de um vasto conjunto de fontes, Silva faz uma
reflexão profunda acerca de como a produção das ideias dos professores de Educação
Física estão se desenvolvendo no estado da Bahia, para tanto, o autor associa
sua narrativa em argumentos filosóficos, como o da ontologia (área da Filosofia, que busca estudar as propriedades do ser, bem como a existência, a natureza e a realidade).
Assim:
"Não se trata de uma relação
mecânica entre teoria e prática, mas de uma relação dialética entre sujeito
consciente de suas tarefas históricas de classe e da apreensão do objeto
situado no movimento histórico-social. Condição que exige uma teoria assentada
na concepção materialista e dialética da histórica para uma prática com a
finalidade transformadora da objetividade material" (Idem, p. 20).
Além
da introdução e da síntese conclusiva, a tese é composta dos seguintes capítulos:
Debate Ontológico a partir do Desenvolvimento Humano, Objetividade Analítica
dos Recursos de Educação Física no Estado da Bahia, Fundamentos Ontológicos da
Fragmentação entre Premissas Teóricas e Pragmáticas na Produção do Conhecimento
em Educação Física no Estado da Bahia e Teleologia como Pressuposto da Crítica
Ontológica.
“Parabenizamos
ao professor Ivson Silva por mais essa conquista em sua vida, ou seja, sua tese
de doutorado, um excelente trabalho vinculado a área de Educação Física,
demonstrando a sua competência e habilidades para argumentar a temática em foco,
a qual se sustenta como uma valiosa contribuição para a educação na Bahia,
especialmente no contexto acadêmico da Educação Física”, salientou o professor
Borges.
Ivson Conceição Silva - é licenciado em Educação Física pela Faculdade Regional da Bahia, especialista em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer- UFBA, mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia-UFBA. Professor da rede municipal de Governador Mangabeira e da Faculdade Maria Milza (FAMAM). Formador do Programa Escola da Terra-PRONACAMPO-UFBA. Tutor da especialização em Educação, Pobreza, Desigualdade Social-UFBA. Contato: silva.ivson@gmail.com
RESUMO DA TESE
A presente tese de
doutoramento é uma investigação ontológica sobre as causalidades postas que
influem na fragmentação das premissas teóricas na produção/circulação do
conhecimento. Apresenta a seguinte problemática: quais são os nexos causais
teleologicamente postos que determinam ontologicamente a fragmentação entre as
premissas teóricas e programáticas na produção do conhecimento hegemônica em
Educação Física no estado da Bahia? O objetivo foi analisar, compreender e
explicar os nexos causais teleologicamente postos que determinam
ontologicamente a fragmentação entre as premissas teóricas e programáticas na
produção do conhecimento hegemônica em Educação Física no estado da Bahia e
apontar possibilidades superadoras a partir de uma síntese
ontológico-conclusiva. No campo metodológico, valeu-se da pesquisa
bibliográfica enquanto técnica permanente do processo de investigação e
exposição. Para a caracterização dos dados, empregou-se a pesquisa descritiva.
Para a depuração da lógica interna da produção do conhecimento, utilizou-se a
pesquisa epistemológica a partir da matriz analítica, procedendo da seguinte
forma: 1) levantamento das teses nos bancos dados online do EPISTEF/Bahia; 2)
leitura analítica das dissertações e teses, para apreensão da concepção de ser
humano/sociedade enquanto premissa ontológica; 3) registro da leitura analítica
numa planilha Microsoft Office Excel e síntese progressiva considerando os
dados apreendidos. O debate central da tese se valeu da ontologia materialista,
histórica e dialética, apresentando, como centralidade ontológica do
desenvolvimento humano, o trabalho enquanto ato teleologicamente guiado para o
“pôr do fim perante um objeto natural”. A partir deste desenvolve suas
explicações sobre a relação entre: causalidade natural e causalidade posta;
sujeito-objeto; teleologia espontânea e finalística; formação das funções
psicológicas superiores; conhecimento cotidiano e científico. Parte do
pressuposto que ser humano e sociedade formam um complexo indivisível. Constata
que há três perspectivas divergentes sobre a concepção de ser humano/sociedade:
a) primazia do aspecto objetivo; b) ênfase no subjetivo; c) da relação
dialética entre subjetivo e objetivo, predominando as duas perspectivas
fragmentárias. Dessas compreensões desdobram-se as seguintes concepções de
sociedade: natural e impossível de ser conhecida em sua essência e de,
consequentemente, ser alterada; 2) sociocultural, mas sua alteração só pode
ocorrer na esfera subjetiva individual; 3) enquanto produto histórico, que é
passível ser conhecida e alterada radicalmente em sua essência. Estabelece a
relação entre a produção/circulação do conhecimento analisada com a base
material expondo enquanto nexos causais teleologicamente postos quem influem
nestas: o subdesenvolvimento como consequência da contenção das forças
produtivas geneticamente ligadas ao colonialismo, neocolonialismo e imperialismo;
o desenvolvimento desigual na divisão internacional do trabalho entre nações de
capitalismo avançado (produtoras) e subdesenvolvidas (consumidoras);
infraestrutura nacional pluriparticular entre ilhas regionais altamente
produtivas por multinacionais em contradição com grandes áreas
pré-capitalistas; o desenvolvimento econômico assentado nos interesses do
mercado, em detrimento do progresso social. A síntese ontológico-conclusiva
constata a necessidade da produção científica recuperar a ontologia materialista,
histórica e dialética enquanto instrumento teórico que possibilita analisar,
compreender e explicar a realidade em seu ser-propriamenteassim; preconiza a
análise radical, rigorosa e de conjunto dos objetos/fenômenos da investigação
científica. Aponta elementos para a construção de um programa político por
diversos instrumentos de organização e luta da classe trabalhadora para ruptura
e superação do modo de produção capitalista: a) unidade contraditória e
indivisível entre teoria e prática, programa e ações, sujeito e objeto,
realidade e pensamento, ciência e política, ciência e ideologia, história e
projeto histórico, ontologia, gnosiologia, axiologia e teleologia; b) defesa da
formação ampliada de professores de Educação Física como estratégia de ruptura
com a fragmentação entre licenciatura e bacharelado; c) formação política dos
professores de Educação Física, e dos professores em geral, para fortalecimento
dos organismos da classe trabalhadora (partidos, sindicatos, associações,
movimento de lutas sociais, entidades científicas e outras; d) projeção do
desenvolvimento econômico assentado na perspectiva da soberania nacional e na
formação humana; e) domínio da ciência, na perspectiva humano-social, para
superação da subordinação tecnológica pautada nos interesses de mercados
impostos pelas multinacionais e pelos organismos multilaterais; f) união com as
nações que apresentam interesses em libertar-se do jugo do capital, para
constituição de uma frente anti-imperialista internacional, para ingressar em
um processo permanente de revolução pela precipitação do definhamento do
sistema metabólico do capital.
Palavras-chave: Ontologia
materialista história e dialética. Produção do conhecimento. Premissas teóricas
e programáticas. Educação Física. Teleologia.
REFERÊNCIA
SILVA, Ivson Conceição. Crítica ontológica à fragmentação das premissas teóricas e programáticas na produção/circulação do conhecimento em Educação Física no estado da Bahia. Salvador: UFBA, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/34157/1/Ivson%20Silva%20TESE%20de%20doutorado.pdf. Acesso em 01/09/2021.
0 Comentários