SHISIMA
O jogo Shisima, é um jogo que envolve o alinhamento de três
peças, jogado pelas crianças da parte ocidental do Quênia
Na língua tiriki, a palavra shisima quer dizer “extensão de água”.
Eles chamam as peças de imbalavali ou pulgas-d’água.
As pulgas-d’água movimentam-se tão rapidamente na água que é
difícil acompanhá-las com o olhar.
Na matemática trabalhamos com a construção do tabuleiro, onde é
possível explorar conceitos matemáticos de geometria (raio, diâmetro, círculo,
circunferência,…), frações, medidas, ângulos e principalmente o desenvolvimento
do raciocínio lógico.
Este jogo, muito popular em
toda a região oeste da África (particularmente no Senegal), é uma das melhores
escolhas para a introdução do educando à cultura africana e, ao mesmo tempo,
convidá-lo a desenvolver seu raciocínio e sentido de observação.
Em alguns países africanos, os jogos de estratégia,
como o Yoté, estão muito ligados às tradições. As táticas de jogo são
verdadeiros segredos de família, passados de geração em geração; as crianças
são iniciadas ao conhecimento do jogo quando estas se mostram aptas ao
raciocínio estratégico. Entre alguns povos, este jogo é reservado
exclusivamente aos homens, e às vezes, é usado para resolver conflitos entre
eles. Outro motivo que faz o Yoté popular, principalmente no Senegal, é o fato
de que os jogadores e os espectadores fazem apostas baseadas neste jogo.
Em muitos grupos infantis, as crianças costumam
traçar o tabuleiro na areia, utilizando como peças pequenos cocos, sementes,
pedras ou qualquer outro recurso facilmente conseguido.
Classificado entre “os melhores jogos da infância” pelo Comitê Internacional da UNICEF, este jogo desenvolve muito a sagacidade e o sentido de observação. Com uma estrutura e regras totalmente baseados em estratégia, o Yoté incentiva o educando ao raciocínio, desde o posicionamento da primeira peça até a percepção de que se ganhou ou perdeu a partida. Vale ainda destacar a semelhança das regras do Yoté com o jogo de Damas, muito popular entre os brasileiros.
Regras do Yoté
- É
um jogo de confronto estratégico para 2 jogadores.
- Usa-se um tabuleiro de 30 casas com 24 peças, 12 de cada cor ou tonalidade.
Objetivo: Capturar ou bloquear todas as peças do
adversário.
Início da partida
- Cada
jogador escolhe uma cor e coloca sua reserva de peças fora do tabuleiro.
- Os
jogadores determinam quem começa.
- Cada jogador, na sua vez, pode colocar uma peça em uma casa vazia da sua escolha, ou mover uma peça já colocada no tabuleiro.
Movimentos: As peças se movimentam de uma casa em direção
a uma casa vazia ao lado, no sentido horizontal ou vertical, mas nunca na
diagonal.
Captura
- A
captura ocorre quando uma peça pula por cima da peça do adversário, como
no jogo de Damas
- A
peça que captura deve sair da casa adjacente à peça capturada e chegar, em
linha reta, na outra casa adjacente que deve se encontrar vazia.
- Além
de retirar a peça capturada, o jogador retira mais uma peça do adversário
de sua livre escolha. Assim, para cada captura, o jogador exclui um total
de duas peças do adversário.
- A
captura não é obrigatória.
- Caso
um jogador sofra captura de uma peça e não possua outras sobre o
tabuleiro, seu adversário não poderá reivindicar a outra peça a qual teria
direito.
Fonte: https://www.geledes.org.br/jogos-africanos-matematica-na-cultura-africana/
. Acesso em 10/06/2021.
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