A atividade foi realizada de forma virtual
através da plataforma Zoom, objetivando “incentivar o desenvolvimento de
práticas educativas, inspiradas nas Leis n.º 10.639/03 e 11.645/08, dentro da
temática das histórias afro-brasileira e indígena na realidade das escolas de
Sergipe, a partir do compartilhamento de boas práticas das escolas e da
interação entre os proponentes e participantes dos três estados”, salientou Camila
de Araújo Lopes, residente em Gestão Pública da Vetor Brasil que atua na SEDUC/Sergipe.
Na oportunidade, o professor Borges, explicitou
as estratégias traçadas no Brasil para a implementação de uma educação
antirracista, bem como a importância e a metodologia de algumas das atividades
desenvolvidas no CEPES entre os anos de 2014 a 2019, acerca da História e
Cultura Afro-brasileira e Africana, inseridas na perspectiva de implementação
da lei 10.639/2003. Veja a seguir algumas dessas atividades:
1.
Livro: “Uma Conversa sobre
as Áfricas” – foram realizadas palestras com o autor do livro (Juvenal de
Carvalho – UFRB) e produção de texto nos anos de 2014 a 2016, além da produção
de um cordel em 2017 (Ideias erradas sobre a África / Na mídia ainda são
faladas / A história desse continente / Na escola deve ser valorizada.
2.
Projetos Consciência Negra – 2014 a 2019
2014
- Consciência Negra - amplie a sua.
2015
- África-Brasil: relações históricas e culturais.
2016
- 100 anos do Samba.
2017 - Os Negros e as Negras nas Tecnologias
da Informação e Comunicação (TICs): dos estereótipos à valorização.
2018
- CEPES 40 anos - História e Cultura Afro-brasileira: um olhar local e
regional.
2019 - Mulheres Negras no Brasil: resistência,
protagonismo e empoderamento.
3. Outras atividades
Cabelos Crespos: identidade cultural,
aceitação e empoderamento – Feira de Ciência 2019.
Seminários sobre a escritora Carolina Maria de
Jesus e o escritor Luiz Gama, estudos acerca do Quilombo dos Palmares, Revolta
dos Búzios, Vida de Nelson Mandela, África: berço da humanidade e outros,
Juventude Negra no Brasil.
Também, a exibição de filmes (Kiriku, O Menino
que Descobriu o Vento, Diamante de Sangue, Palmares, Amsitad, Vista sua pule e
outros) ensaios fotográficos, interpretação de textos e músicas, produção de
vídeos e a realização de atividades de campo (Salvador, Cachoeira e Terreiro de
Candomblé local).
Ainda durante a sua explanação, Borges
apresentou um conjunto de fotos relacionado as atividades mencionadas acima,
bem como exibiu um vídeo vinculado ao Projeto Consciência Negra 2019 e
enfatizou a importante da realização de eventos dessa natureza, que procuram
abordar a importante da história e cultura do povo negro no Brasil.
Além do professor Borges, a oficina contou com
a participação da professora Magna Santana (Escola Estadual Diomedes Santos da
Silva – Nossa Senhora do Socorro/Sergipe) e do professor Izadir Oliveira
(Escola Estadual Joaquim Murtinho – Campo Grande/Mato Grosso do Sul), os quais explicitaram
suas experiências em relação as temáticas em foco, já a coordenação ficou a
cargo da professora Maria Paula de Melo Santos Alves (Técnica Pedagógica
responsável pela pasta da Educação Étnico-Racial - SEDUC/Sergipe), com o
apoio de Camila de Araújo Lopes (Vetor Brasil).
Salientamos que, vários alunos, professores e membros
da Direção do CEPES, também estiveram presentes no evento, bem como professores
da SEC/Bahia e de outros Estados do país, ambos relataram a qualidade e importância
da oficina, como uma forma de potencializar os estudos acerca da História e
Cultura Afro-brasileira e Africana.
Segundo a coordenação, a
segunda parte da oficina acontecerá no dia 04/05, com o intuito de desenvolver
um projeto com o apoio de um monitor e a inspiração das práticas
compartilhadas,
“Agradecemos ao convite da Secretaria de Educação do Estado de Sergipe, nas pessoas das professora Maria Paula Alves e Camila Lopes, para participar desse qualificado evento, bem como parabenizamos essa instituição pela preocupação em debater temas de suma importância para efetivação de uma educação antirracista e a todos e todas que estiveram presentes na atividade. Também, externamos nossos agradecimentos a SEC/BA, na figura da professora Jurema Brito e do vetor Gabriel Guia pelo convite para representar o Estado da Bahia nessa atividade. Ainda, agradecemos aos alunos, professores, corpo diretivo do CEPES pela presença na oficina, demonstrando o compromisso do Colégio pela valorização da História e Cultura Afro-brasileira e Africana no contexto educacional”, salientou o professor Borges.
Maiores informações no portal do governo de Sergipe: https://www.seduc.se.gov.br/noticia.asp?cdnoticia=16977. Acesso em 28/04/2021.
2 Comentários
Sempre na luta para desenvolver uma prática educativa antirracista. Agradeço por ter participado destas iniciativas.
Parabéns e muita força para seguir na luta.
Estamos juntos
Um grande abraço