É notório que o estudo é, antes de tudo, uma das ferramentas mais importantes, ou a maior, para à lapidação do intelecto. E não apenas do intelecto, o resultado do estudo sistematizado, que consiste no conhecimento, tem de ser “vivo”, isto é, deve ser exteriorizado, vivenciado e difundido na prática, visto que o conhecimento é dialético.
Estudar faz com que não nos habituemos à ignorância, haja vista que fazê-lo possibilita novos horizontes, e muitas vezes, horizontes longínquos, os quais não imaginaríamos estarem disponíveis ao nosso alcance. Isso significa que devemos estudar tudo para que nos desvinculemos da ignorância? Obviamente que não, não há possibilidade de conhecermos tudo, ainda que tivéssemos o interesse pelo “tudo”, tendo em vista que o fruto do estudo, portanto o conhecimento, é vasto.
Em contrapartida, devemos estudar aquilo que importa, (importar vem do latim e significa “levar para dentro”) aquilo que nos toca, o que não significa que o estudo seja/esteja limitado ao nosso subjetivismo, o que também é um erro. É de suma importância que não confundamos informação com conhecimento, sobretudo na era em que esta vigora com bastante primazia. Informação é cumulativa e rasa, é a interpretação superficial de algo. O conhecimento, que nada mais é do que apropriação da cultura, não obstante, é seletivo e profundo e está em construção dinâmica.
Em suma, o ato de estudar permite a compreensão lógica da realidade, constitui-nos e dá sentido às coisas, além de permitir que modifiquemos o lócus no qual estamos inseridos e, por consequência disso, intencionemos à emancipação humana, isto é, o estado de completude consigo próprio, com a natureza e com a sociedade como um todo.
João Paulo Alves Santana - é estudante do curso de Educação Física da Faculdade Maria Milza - FAMAM, cursou o Ensino Médio no Colégio Estadual Professor Edgard Santos (CEPES), município de Governador Mangabeira. Além da Educação Física, possui grande interesse pela Filosofia.
16 Comentários
Sociologicamente , para compreender as relações sociais do indivíduo com a sociedade ou entre grupos , é importante ter conhecimento (adquiridos através do estudo) sobre várias questões sociais .
Ex: Desigualdade, desemprego , política e outros assuntos relacionados a questão social.
Quem escolhe abrir a nossa mente para deixar o conhecimento entrar , somos nós mesmos ! Estudar não é decorar um texto ; estudar não é abrir o caderno e escrever ; estudar não é obrigatório ; estudar também não é somente para alguns .
Estudar é uma ferramenta que faz de você uma pessoa e, um Ser humano capaz de transformar não apenas o mundo, e sim todos ao seu redor !
Aluno(a): Ianne Almeida
Turma :3AV
E, de fato, o conhecimento SISTEMATIZADO deve ser usufruído por todos. Não generalizemos, haja vista que conhecimento popular e conhecimento religioso são conhecimentos subjetivos, pois traz a interpretação do mundo de uma forma pouco fundamentada, ou com bases pouco sólidas. Conhecimento com base firme a ciência séria e preocupada com "o real" preconiza.
Estudar abre portas, para que além de tudo, sejamos seres racionais, que buscam sua liberdade e que lutam pelos seus direitos.
Sem o estudo não saberíamos da historia e os passos que nos levaram a chegar até aqui!
Por isso repito, estudar além de tudo... abre portas.
Estudante: Paulo Roberto
Turma: 3AV
Jaiane Rodrigues
3° AV
Estudante-Kailane Fiuza, turma- 3Bv