Os
estudantes do PIBID, presentes no CEPES apresentaram um síntese da pesquisa realizada acerca de
temáticas vinculadas a História Local, elucidando as festas religiosas de São
Benedito e Nossa Senhora da Conceição, além das festas profanas da Micareta e
do 2 de julho (Governador Mangabeira). Também foi produzido um texto acerca da
história do CEPES, fundado em 1978. Já o grupo de pesquisadores vinculados ao CEAG, realizou uma estudo acerca de algumas rezadeiras do mencionado município, levando em consideração a representatividade e simbolismo das práticas desenvolvidas por essas mulheres.
Durante a explanação, os bolsistas demonstraram a satisfação e a importância de levar para sala de aula essa modalidade de pesquisa, proporcionando aos estudantes um maior contato com a história do seu município, uma vez que a História Local possui um relação mais ampla com a vida dos discentes, bem como o valor cultural e histórico atribuído as rezadeiras.
Durante a explanação, os bolsistas demonstraram a satisfação e a importância de levar para sala de aula essa modalidade de pesquisa, proporcionando aos estudantes um maior contato com a história do seu município, uma vez que a História Local possui um relação mais ampla com a vida dos discentes, bem como o valor cultural e histórico atribuído as rezadeiras.
Já no
grupo do Residência Pedagógica, alguns licenciando apresentaram através de
banners e comunicações orais suas experiências desenvolvidas a partir de
oficinas executadas durante o projeto da Consciência Negra 2019 do CEPES, sendo
as temáticas: Trajetória da ex-prefeita Domingas da Paixão (residente André); A
Percussão como uma possibilidade metodológica para as aulas de história e
cultura afro-brasileiro (residente Nélio), protagonismo e o empoderamento na
trajetória de vida de Formiga e Iza (estagiárias Viviane e Ana Carolina). Nos
seus relatos, os residentes enfatizaram a importância dessas oficinas no
processo de ensino aprendizagem, bem como a relevância do desenvolvimento dos
seus estágios nas turmas do CEPES.
Vale
salientar, que os grupos do PIBID são supervisionados pelo professor da
UFRB, Fabrício Lirio. No CEPES, a coordenação foi realizada pela professora Elizabete Rodrigues,
coordenação essa, iniciada pelo professor Luciano Dantas. O grupo é composto
pelos seguintes alunos: Cátia Cristina, Milena, Marcos Cândido, Anete,
Rosinete, Roselane, Samile e João Paulo. Já o grupo do CEAG, formado pelos estudantes Aurélio, Delcirene, Darlene, Emile, Gilberto, Joseane, Matheus e Suely, contou com a coordenação da professora Eliene Oliveira.
Por sua
vez, o grupo do RESPED, que atuou apenas no CEPES possui a supervisão do professor da UFRB Sérgio
Guerra Filho, sendo o preceptor o professor Luís Carlos Borges, grupo esse
formado pelos estudantes André, Adriano, Ana Carolina, Letícia, Maria Cláudia,
Matheus, Nélio, Ricardo, Suziele e Viviane
Além
dos CEPES, os mencionados programas desenvolveram atividades em outras escolas da
região, sendo alguns desses trabalhos coordenados pela professora da UFRB
Martha Rosa, envolvendo temáticas como Escravidão, Revolta escrava do Haiti, Trajetória
de Clara Nunes, Música popular no Regime Militar, Jogos Didáticos de História e
outros.
“Parabenizamos
aos professores coordenadores do PIBID e do RESPED, bem como os estudantes
bolsistas pela realização desse significativo evento, demonstrando a importância da
pesquisa na área de história no Recôncavo, elucidando temáticas extremamente
relevantes no campo historiográfico, principalmente na perspectiva da História
Local e da História e Cultura Afro-brasileira e Africana, evidenciando o
valioso papel da UFRB na promoção da pesquisa e da extensão acadêmica no contexto do
Recôncavo e da Bahia. Em tempo, agradeço a professora Martha Rosa pelo convite
para avaliar alguns trabalhos, bem como ao professor Fabrício Lirio pela
participação na mesa do evento. Ainda agradecer e parabenizar aos estudantes do
Residência Pedagógica do CEPES pela parceria desenvolvida durante esse ano no
estágio e em outras atividades, de igual forma ao professor Sérgio Guerra", salientou professor Borges.
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