Durante a Feira de Ciências 2019 do Colégio Estadual
Professor Edgard Santos – CEPES, localizado na cidade de Governador Mangabeira
(BA), a turma do 1º AM do Ensino Médio, escolheu como seu subtema – Cabelos Crespos:
identidade cultural, aceitação e empoderamento, sendo a coordenação do
professor de História – Luís Carlos Borges da Silva.
A Feira foi realizada no dia 20 de setembro, com a
temática: Criar, Inovar e Empreender: ações que otimizam nosso cotidiano, contando coordenação das áreas de Ciências da Natureza e Matemática. O evento foi visitado por diversas escolas do município, além de pessoas da comunidade mangabeirense. A seguir consta a forma como
a turma do 1º AM estruturou sua apresentação acerca do subtema Cabelos
Crespos.
1.
INTRODUÇÃO
Cabelo
não é só moda, é aceitação e identidade. Desde os anos 70, que o movimento
negro no Brasil, luta pela valorização e respeito as pessoas que exibem seu
black power (cabelos crespos) para a sociedade, sem medo de críticas e
transcendendo o campo da beleza, servindo como ferramenta de aceitação e
identidade cultural.
Na
África os penteados sempre foram carregados de simbologia. Podiam indicar o
status da pessoa, estado civil, identidade étnica, região geográfica e etc. A
origem dos cabelos crespos no Brasil, está relacionada com a escravização de
negros e negras a partir do século XVI.
2.
OBJETIVO
Refletir
acerca das características históricas e culturais dos cabelos crespos, bem como
a sua aceitação e o empoderamento.
3.
METODOLOGIA
A
turma foi dividida em 5 grupos. O 1º ficou com a história e cultura. O 2º com
vídeos e assuntos da internet, já o 3º, 4ª e 5º grupos aplicaram um
questionário com alunas, alunos do CEPES e pessoas de comunidades do nosso
município, que assumiram o cabelo crespo.
O
questionário foi composto de 17 questões, a maioria objetivas, o qual foi
respondido por 33 alunas e 28 alunos do CEPES, além de 39 pessoas de algumas
comunidades do município de Governador Mangabeira.
4.
RESULTADOS
A
pesquisa proporcionou resultados diversos como:
a)
cabelos crespos como identidade cultural;
b) o crescimento da divulgação na mídia sobre assuntos relacionados aos cabelos
crespos;
c)
a existência de várias maneiras de tratar os cabelos crespos, inclusive com
receitas naturais;
d)
os dados contidos no questionário revelaram que a maioria das pessoas assume o
cabelo crespo por atitude própria, que contribui para elevar a autoestima.
Abaixo,
constam algumas tabelas com resultados obtidos a partir da aplicação do questionário.
1. A sua opção por assumir os cabelos crespos está
relacionada a qual aspecto?
Repostas
|
Alunas do CEPES (33)
|
Alunos dos CEPES (28)
|
Pessoas das Comunidades (39)
|
Identidade Cultural
|
45,48%
|
57,14%
|
61,53%
|
Empoderamento
|
24,24%
|
21,42%
|
35,89%
|
Modismo
|
18,18%
|
7,14%
|
00,00%
|
Outros
|
12,12%
|
14,28%
|
2,56%
|
2. A sua opção por assumir os cabelos crespos foi motivada
por (pode escolher até 2 opções):
Repostas
|
Alunas do CEPES (33)
|
Alunos dos CEPES (28)
|
Pessoas das Comunidades (39)
|
Atitude Própria
|
93,93%
|
92,85%
|
79,48%
|
Familiares
|
24,24%
|
7,14%
|
30,76%
|
Filosofia de vida
|
3,03%
|
3,57%
|
20,51%
|
Movimentos sociais
|
00,00%
|
00,00%
|
15,38%
|
Inspiração em artistas
|
9,09%
|
10,71%
|
00,00%
|
Influência da mídia
|
6,06%
|
00,00%
|
7,69%
|
3. Ao assumir seu cabelo crespo, o que você considera que
mudou em sua vida (pode escolher até 2 opções)?
Repostas
|
Alunas do CEPES (33)
|
Alunos dos CEPES (28)
|
Pessoas das Comunidades (39)
|
Elevação da autoestima
|
54,54%
|
60,71%
|
58,97%
|
Valorização da sua estética
|
27,27%
|
10,71%
|
48,71%
|
Reconhecimento de sua identidade
|
45,45%
|
39,28%
|
30,76%.
|
Reconhecimento Social
|
00,00%
|
10,71%
|
12,82%
|
Diminuição de preconceitos
|
27,27%
|
10,71%
|
10,25%
|
4. Você já sofreu discriminação ou preconceito por assumir
os cabelos crespos?
Repostas
|
Alunas do CEPES (33)
|
Alunos dos CEPES (28)
|
Pessoas das Comunidades (39)
|
Sim
|
51,51%
|
35,71%
|
58,84%
|
Não
|
42,42%
|
53,57%
|
25,64%
|
Não sabe
|
6,06%
|
10,71%.
|
20,51%
|
5. Você considera importante trabalhar com a temática cabelo
crespo em sala de aula?
Repostas
|
Alunas do CEPES (33)
|
Alunos dos CEPES (28)
|
Pessoas das Comunidades (39)
|
Sim
|
78,78%
|
75%
|
82%.
|
Não
|
12,12%
|
10,71%
|
10,25%
|
Não sabe
|
9,09%
|
14,28%
|
7,69%
|
6. Você faz o tratamento ou a manutenção do seu cabelo
crespo com produtos naturais, a base de frutas, óleo, azeite, ovos e outros?
Repostas
|
Alunas do CEPES (33)
|
Alunos dos CEPES (28)
|
Pessoas das Comunidades (39)
|
Sim
|
87,87%
|
64,28%
|
82,05%
|
Não
|
9,0,9%
|
35,71%
|
10,25%
|
Não sabe
|
3,03%
|
00,00%
|
7,69%
|
Também, durante a apresentação a turma
trouxe sugestões de receitas naturais de hidratação e gel que podem ser usados
no cabelo crespo, além do acessório do laço.
Hidratação de tapioca
Ingredientes: 1
copo de água e 2 colheres de sopa de tapioca (hidratação se preferir).
Preparo: dissolva
a tapioca na água ainda no copo, depois leve ao fogo até ficar homogêneo.
Espere esfriar.
Aplicação - aplique
no cabelo, após 30 minutos enxague os cabelos como de costume.
Benéficos: permite
brilho e maciez aos fios, diminuindo o volume.
Hidratação do Pepino
Ingredientes: meio
pepino e 50 ml de água.
Preparo – bata no liquidificador os ingredientes até formar uma mistura homogênea, em seguida
coe a mistura e coloque em um recipiente.
Como usar: lave
os cabelos com shampoo, retire os excessos com uma tolha e aplique a
hidratação, deixe agir por 20 minutos, por fim enxágue os cabelos sem deixar
resíduos e aplique um condicionador.
Gel de Linhaça
Ingredientes: 1
colher de sopa de semente de linhaça e 1 xícara de água mineral.
Preparo: Coloque uma xícara de água na panela, em seguida, adicione a colher de semente de
linhaça. Deixar ferver por
aproximadamente 10 minutinhos. Por fim, coe a mistura antes de esfriar.
Prontinho!
Aplicação: com
os cabelos molhados e limpos desembarace-os, depois, pegue um pouco do gel e
aplique mecha por mecha – dando leves apertadinhas para formar os cachos.
Os Laços
São acessórios que nos últimos anos
está sendo bastante usado por pessoas que assumem o cabelo crespo, também como
forma de empoderamento e aceitação. Veja como produzir um laço:
Materiais: fita,
pérolas, presilhas e cola de silicone.
Como fazer? Corta-se
as fitas em tamanho padrão (50 a 70 cm), em seguida forma-se o laço, após o
laço formado, cola-se as pérola e insere as presilhas.
Por fim, o 1º AM ofereceu como brinde as
pessoas que visitavam o seu stand uma Bonecas
Abayomi, a qual era feita na barra da saia das negras escravizadas dentro
dos navio negreiros para dar de presente as suas filhas. A palavra Abayomi, é
de origem ioruba e significa “encontro precioso”.
5.
REFERÊNCIAS/FONTES
BARBOSA,
Kátia Maria dos Santos. CABELO RUIM, QUAL
O MAL QUE ELE TE FEZ? O Empoderamento da Beleza Negra no Ensino Fundamental
II. Cachoeira: UFRB, 2017.
BLUM,
Isis Gabrielly Slomp, et al. Cabelo Afro e a Estética: a valorização dos
traços étnicos. Disponível em: https://tcconline.utp.br/?p=36614. Acesso em 13/09/2019.
QUESTIONÁRIOS
1º AM. Cabelos Crespos. Governador Mangabeira: CEPES, 2019.
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