Estudantes do Colégio Estadual Professor Edgard
Santos CEPES, localizado no município de Governador Mangabeira (a 119 km de
Salvador), participaram de uma atividade pedagógica na capital baiana nesta sexta-feira
(23). Ao todo 51 alunos, com faixa etária entre 16 a 18 anos do 2º ano do
Ensino Médio, estiveram presente na aula de campo no Centro Histórico de Salvador
e no Museu Náutico, no Farol da Barra.
A atividade pedagógica envolveu estudos sobre o
Brasil Colônia, a exemplo de como Salvador se tornou a primeira capital do
Brasil e a estrutura arquitetônica da época. Os alunos aprofundaram os estudos
sobre a cultura africana e como os negros tiveram participação ativa no
processo de povoamento pós-descobrimento do Brasil. Já na visita ao Museu
Náutico, os estudantes aprenderam como era a navegação nos séculos XV e XVI,
que possibilitou a chegada dos portugueses ao Brasil.
O professor de História, Luís Carlos Borges da
Silva, destacou a importância de atividades como estas para o aprendizado dos
alunos. “Nesta aula de campo, os alunos perceberam o quanto a cidade de
Salvador foi importante no processo de colonização da América Portuguesa.
Também demonstramos para eles aspectos sociais, culturais, políticos e
econômicos daquele momento na cidade de Salvador”, disse.
Conhecendo pela primeira vez o Centro Histórico, a
estudantes Franciele da Silva Pereira, 17 anos, do 2º ano do Ensino Médio,
falou emocionada sobre o que aprendeu. “Foi lindo demais conhecer de perto
pontos que foram explicados pelo professor na sala de aula. É muito boa esta
vivência, principalmente, porque foi a minha primeira vez em Salvador e sempre
quis conhecer esses lugares que fomos hoje. Eu gostei mais da Catedral Basílica
e da Igreja de São Francisco”, contou.
Já o aluno Luedsom Santos de Souza, 17, 2º ano,
disse que ficou encantando com o Museu Náutico. “Conhecer a história da
navegação baiana naquele período, sabendo que tinha uma ligação muito forte com
o Recôncavo, que é onde fica a nossa cidade, foi maravilhoso. Com certeza essas
atividades nos ajudam a aprender melhor”, falou.
Fonte: http://estudantes.educacao.ba.gov.br/node/32455. Acesso em 24/08/2019.
O roteiro de visitação aos pontos históricos foi o
seguinte: Elevador Lacerda, Praça Municipal, Praça da Sé, Catedral Basílica, Museu
Afro, Terreiro de Jesus, Largo de São Francisco, Igreja da Ordem Terceira de
São Francisco, Pelourinho e Museu Náutico da Bahia (Farol da Barra).
Agradecemos a todos e a todas que contribuíram para
a realização dessa significativa atividade, alunos, direção, professores, funcionários
do CEPES, além dos estagiários da UFRB. Não esquecendo do apoio da Prefeitura
Municipal, através da Secretária de Educação, a qual cedeu o transporte para a
realização da viagem”, salientou o professor Borges.
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