Na última
terça-feira (16/07/2019), o professor Luís
Carlos Borges, apresentou no 30º Simpósio Nacional de História (Recife), o
artigo denominado: Ensino
de História e Cultura Afro-brasileira e Africana: atividades desenvolvidas no
Colégio Estadual Professor Edgard Santos – CEPES (2014-2018), localizado na
cidade de Governador Mangabeira – Bahia, objetivando analisar como essas
atividades foram aplicadas no CEPES e sua vinculação aos preceitos da lei
10.639/200 durante o período destacado, principalmente os projetos atribuídos
ao mês da Consciência Negra, os quais tiveram as seguintes temáticas: Consciência
Negra - amplie a sua (2014), África-Brasil: relações históricas e culturais
(2015), 100 anos do Samba (2016), Os Negros e as Negras nas Tecnologias da
Informação e Comunicação (TICs): dos estereótipos à valorização (2017) e CEPES
40 anos - História e Cultura Afro-brasileira: um olhar local e regional (2018).
O
mencionado artigo foi apresentado no Simpósio Temático - Reeducação
Étnico-Racial e Ensino-Aprendizagem em História: Diálogos Possíveis, Relações
Necessárias, coordenado pelo professores: Lourival dos Santos (UFMS) e pela
professora Martha Rosa Figueira Queiroz (UFRB), que também contou com outros
trabalhos de diversos Estados do Brasil.
Salientando que, também apresentou artigo no citado Simpósio Nacional, a professora do CEPES e doutoranda em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Alaize Conceição, artigo esse, com o título: "Essa terra tem muito axé", práticas culturais e devoções negras no Recôncavo da Bahia - Cachoeira/Vale do Iguape, inserido no Simpósio Temático - História das Religiões: crenças, práticas e hibridismo.
O referido
Simpósio, é promovido pela Associação Nacional de História a cada dois anos em
uma Universidade Federal. Em 2019, foi a vez da UFPE (Universidade Federal de
Pernambuco), localizada na cidade de Recife, no período de 15 a 19 de julho,
sendo o tema da 30ª edição: História e o Futuro da Educação no Brasil.
“Agradeço a
todos e a todas que contribuíram para elaboração desse artigo, bem como para o
desenvolvimento das atividades relacionadas a História e Cultura
Afro-brasileira e Africana no CEPES: estudantes, professores, direção,
coordenação pedagógica e funcionários, demonstrando a responsabilidade dessa
instituição pela promoção de uma educação pautada nas relações étnico-raciais,
cumprindo o que estabelece a lei 10.639/2003. Também, quero agradecer pela
inspiração e companhia de minha esposa Mirian Flores de Jesus da Silva para
escrever o mencionado artigo e a participação do citado evento”. Além disso, parabenizar
a colega Alaize Conceição pela apresentação do seu relevante artigo”, salientou
professor Borges.
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