No dia 28 de março de 2018, aconteceu na Câmara Municipal de Governador Mangabeira a Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente do Colégio Estadual Professor Edgard Santos – CEPES, com a temática: As Escolas da Bahia Cuidando das Águas, objetivando mobilizar e propiciar atitudes responsáveis e comprometidas com a questão da água, considerando os aspectos local e global, por meio da participação social. O evento foi organizado pela área de Ciência da Natureza e de Matemática do CEPES, através da coordenação da professor…
Continuar LendoMetade de mim foi coragem, a outra metade foi amor. Eu fui axé, meu coração a Yansã se entregou. Eu fui tudo, e mais um pouco. Ser tudo não é suficiente para aprender sobre o universo que é o axé. Eu fui tudo, e mais um pouco. Mas ainda falta. Sempre falta. Mas eu fui amor, né? Então eu fui tudo, porque o amor é tudo. Coragem é base para enfrentar um por um. Mas o amor... Ah, o amor! Amor é tudo, gente. Amor é saída É resgate É ajuda É ser solidário consigo e com o outro. Leve como o vento de Yansã eu vou …
Continuar LendoOntem (20/03), os alunos da turma do terceiro ano vespertino do Colégio Estadual Professor Edgard Santos - CEPES, localizado na cidade de Governador Mangabeira - Bahia, estiveram no cinema (Shopping Boulevart – Feira de Santana) para assistir ao filme Pantera Negra. A atividade foi uma iniciativa do Professor Borges, que leciona a disciplina Sociologia na mencionada turma, atividade essa que contou com o total apoio da direção e professores do CEPES. A atividade teve como objetivo principal oferecer aos alunos uma oportunidade para uma ref…
Continuar LendoNa Sessão Especial da Câmara de Vereadores (14/03) pelo 56º aniversário de emancipação política do município de Governador Mangabeira, os Colégios Estaduais José Bonifácio (CEJB) e Professor Edgard Santos (CEPES) e a unidade de ensino municipal - Centro Educacional Professora Angelita Gesteira (CEAG), foram homenageadas pelo Poder Legislativo Municipal em função dos seus aniversários de fundação. A homenagem pelos 66 anos de fundação do CEJB (09/03/1953) e aos 40 anos de existência do CEPES (14/03/1978) foi uma indicação da vereado…
Continuar LendoNa última segunda-feira (12/03), os alunos das turmas do primeiro ano do ensino médio da Escola São Luís – Muritiba foram ao cinema (Shopping América Outlet – Feira de Santana) para assistir ao filme Pantera Negra. A iniciativa da atividade foi do Professor Borges, que leciona a disciplina Histórias nas citadas turmas, a atividade contou com o total apoio da direção e coordenação da escola. Além do professor Borges, participaram dessa significativa prática pedagógica o professor Paulo Ricardo e as professoras Joicemary e Manuela. A id…
Continuar LendoA Origem do nome Cabeças. A origem do nome Cabeças está muito vinculada ao imaginário popular, possuindo versões diferentes nas reminiscências dos seus habitantes, ou por que não dizer, uma espécie de “invenção de tradição”, que levou vários anos para ser modificada. Fundamentado nesses argumentos, evidencia-se a primeira concepção acerca da questão discutida. Esta nasceu de um memorialista erradicado em Cabeças, o senhor Antônio Pereira da Mota Júnior, quando afirmava que: Era a época das chacinas por encom…
Continuar LendoA Associação Cultural da Localidade de Tocos I (ASCULT) - município de Governador Mangabeira, está desenvolvendo um relevante trabalho através do desenvolvimento de atividades relacionadas a educação e valorização da cultura local, dentre as quais destacam-se: aulas de violão, uma biblioteca, oficinas culturais (leitura, alfabetização de jovens e adultos, narração de histórias, confecção de fantoches, lazer e reforço infantil), quadrilha junina, confecção de brinquedos com material reciclável e recentemente o projeto ASCULT com Samba no…
Continuar LendoNúmeros alarmantes ainda mantêm desleal a luta das mulheres no mercado de trabalho, por isso cada vez mais verifica-se lideranças femininas em empreendimentos próprios na tentativa de abrir novas oportunidades. Ainda hoje as Mulheres recebem, em média, salários 30% menores que os homens quando ocupam os mesmos cargos e com a mesma formação. Para as mulheres negras o cenário é ainda pior: recebem menos de 60% dos salários dos homens brancos e possuem renda média mensal 40% menor que a renda média das mulheres brancas. No Brasil em 2017 des…
Continuar Lendo
Redes Sociais