No dia 21/11/2017, aconteceu a culminância do Projeto Consciência Negra nas turmas do noturno do Colégio Estadual Professor Edgard Santos - CEPES. A atividade foi realizada no anexo da unidade de ensino, que funciona no prédio do Centro Educacional Professor Agnaldo Viana Pereira - CEPAVP, localizado na comunidade de Quixabeira, com turmas da EJA- Educação de Jovens e Adultos. A atividade foi organizada através de uma integração entre as turmas da EJA da sede e do anexo, além da parceria com os alunos, professores, di…
Continuar LendoNo dia 24/11/2017, durante a culminância do projeto Consciência Negra 2017 do Colégio Estadual José Bonifácio - CEJB, o professor Borges ministrou uma palestra acerca da temática do mencionado projeto - Empoderamento de Homens e Mulheres Negros/as para os alunos do noturno. Na oportunidade, Borges enfatizou a importância do dia da Consciência Negra, bem como, elucidou a ideia de empoderamento a partir dos exemplos de negros e negras na história do Brasil, como Zumi, Dandara, Maria Filipa, Luiz Gama, Abdias do Nascimento, Caro…
Continuar LendoPOR QUE DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA? A comemoração do dia 20 de novembro como data negra foi lançada nacionalmente em 1971 pelo Grupo Palmares, de Porto Alegre. A princípio em contestação a ideia do 13 de maio, abolição formal da escravatura. O treze de maio não satisfazia, não havia por que comemorá-lo. A abolição só estava no papel, a lei não determinara medidas concretas, práticas, palpáveis em favor do negro. Em 20 de novembro de 1978 o Movimento Negro Unificado (MNU), escolheu a figura de Zumbi como símbolo de luta dos negr…
Continuar LendoA língua é viva e se move entre cidades, estados, países e continentes. Se move de dentro para fora, pelas bordas, no meio de um rio. Transforma dor em carinho. Tem cor, tem história. Hoje o Brasil é o país com mais descendentes africanos fora da África – 54% da população é afro-descendente, segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As religiões africanas, por sua vez, foram fundamentais para a perpetuação linguística de diferentes povos. Isso porque o conhecimento dos termos africanos é essencial para integrar-se …
Continuar Lendo
Redes Sociais