Com
uma caminhada pelas principais ruas da cidade de Governador Mangabeira, o Colégio Estadual Professor Edgard Santos - CEPES, realizou hoje (21/06/2017) a III
Caravana do Forró, quando os estudantes, professores e funcionários se
divertiram dançando músicas juninas, cantadas por Ito Vilela, também
arrecadando alimentos e roupas a serem distribuídos com famílias de baixa
renda.
A culminância
do Projeto Literatura e Problemas Sociais, aconteceu no dia 19/06 com as turmas
do noturno, ao som das música do alunos e cantor Carlos Santos, já no dia 20/06 foi a vez das turma do matutino e vespertino, na oportunidade
cada sala apresentou um cordel, produzido com fundamentação em um livro ou em
textos relacionados a temáticas atuais, objetivando incentivar a leitura e a visão crítica entre os educandos. Vejamos os temas e suas
respectivas turmas:
Eixo
VI (Anexo de Quixabeira) – Cordel Espaço de São João / A Tradição do Sertão.
Eixo
VI (Sede) – Seca no Nordeste.
Eixo
VII (Anexo de Quixabeira) – Noite de São João / Cordel Caipira / Cordel Junino.
Eixo
VII (Sede) – Festa Junina.
Primeiro
AM – História do Cordel.
Primeiro
BM – Orgulho Brasileiro.
Primeiro
CM – Auto da Compadecida.
Primeiro
DM – Uma Conversa sobre as Áfricas.
Primeiro
EM– A turma ficou responsável pela ornamentação do local das apresentações.
Primeiro
AV – Violência contra a Mulher.
Primeiro
BV – As Vítimas Algozes.
Segundo
AM – Violência contra a Mulher.
Segundo
BM – Linguagens do Sertão.
Segundo
CM – Brasil de Luto.
Segundo
DM – Castro Alves.
Segundo
AV – A Moreninha.
Terceiro
AM – O Edgard de Hoje.
Terceiro
BM – Dom Casmurro.
Terceiro
CM – Policarpo Quaresma.
Terceiro
DM – Preconceito Racial e apresentação de Casamento na Roça.
Terceiro
AV – Usos e abusos do Celular.
Também, durante o evento cada turma organizou sua barraca com comidas típicas do período junino, bem como, fizeram a exposição do seu cordel.
“Externamos
nosso parabéns aos estudantes, professores(as), funcionários(as) e a direção do
CEPES pela realização das significativas atividades, demonstrando as concepções
de cidadania e produção de conhecimento desenvolvidas na escola pública.
Também, parabenizar as professoras da área de linguagens pela brilhante ideia
do projeto de leitura, que culminou com a produção de excelentes cordéis”, salientou
professor Borges.
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