Projeto Literatura e Problemas Sociais e Caravana do Forró do CEPES 2017.















Com uma caminhada pelas principais ruas da cidade de Governador Mangabeira, o Colégio Estadual Professor Edgard Santos - CEPES, realizou hoje (21/06/2017) a III Caravana do Forró, quando os estudantes, professores e funcionários se divertiram dançando músicas juninas, cantadas por Ito Vilela, também arrecadando alimentos e roupas a serem distribuídos com famílias de baixa renda.
A culminância do Projeto Literatura e Problemas Sociais, aconteceu no dia 19/06 com as turmas do noturno, ao som das música do alunos e cantor Carlos Santos, já no dia 20/06 foi a vez das turma do matutino e vespertino, na oportunidade cada sala apresentou um cordel, produzido com fundamentação em um livro ou em textos relacionados a temáticas atuais, objetivando incentivar a leitura e a visão crítica entre os educandos. Vejamos os temas e suas respectivas turmas:
Eixo VI (Anexo de Quixabeira) – Cordel Espaço de São João / A Tradição do Sertão.
Eixo VI (Sede) – Seca no Nordeste.
Eixo VII (Anexo de Quixabeira) – Noite de São João / Cordel Caipira / Cordel Junino.
Eixo VII (Sede) – Festa Junina.
Primeiro AM – História do Cordel.
Primeiro BM – Orgulho Brasileiro.
Primeiro CM – Auto da Compadecida.
Primeiro DM – Uma Conversa sobre as Áfricas.
Primeiro EM– A turma ficou responsável pela ornamentação do local das apresentações.
Primeiro AV – Violência contra a Mulher.
Primeiro BV – As Vítimas Algozes.
Segundo AM – Violência contra a Mulher.
Segundo BM – Linguagens do Sertão.
Segundo CM – Brasil de Luto.
Segundo DM – Castro Alves.
Segundo AV – A Moreninha.
Terceiro AM – O Edgard de Hoje.
Terceiro BM – Dom Casmurro.
Terceiro CM – Policarpo Quaresma.
Terceiro DM – Preconceito Racial e apresentação de Casamento na Roça.
Terceiro AV – Usos e abusos do Celular.
Também, durante o evento cada turma organizou sua barraca com comidas típicas do período junino, bem como, fizeram a exposição do seu cordel.
“Externamos nosso parabéns aos estudantes, professores(as), funcionários(as) e a direção do CEPES pela realização das significativas atividades, demonstrando as concepções de cidadania e produção de conhecimento desenvolvidas na escola pública. Também, parabenizar as professoras da área de linguagens pela brilhante ideia do projeto de leitura, que culminou com a produção de excelentes cordéis”, salientou professor Borges.  


Postar um comentário

0 Comentários