Apesar do avanço de novas mídias e da expansão do acesso à internet, o rádio
continua sendo um dos principais veículos de informação dos brasileiros. Segundo
a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert),o rádio - que
comemora hoje seu dia mundial - está presente em 88,1% dos domicílios do país,
perdendo apenas para a televisão, que tem penetração de cerca de 97%.
O país tem aproximadamente 9,4 mil emissoras de rádio em funcionamento,
incluindo emissoras comerciais AM e FM e rádios comunitárias. O número é mais
que o dobro do registrado há dez anos, segundo dados do Ministério das
Comunicações. Nos estados de São Paulo e Minas Gerais estão concentrados os
maiores números de emissoras, com 1,4 mil e 1,3 mil, respectivamente.
O número de aparelhos de rádio convencionais passa de 200 milhões no Brasil,
além de 23,9 milhões de receptores em automóveis e do acesso por aparelhos
celulares, que somam cerca de 90 milhões. Isso sem falar no acesso às emissoras
pela internet, por meio de computadores e smartphones. Aproximadamente
80% das emissoras do país já transmitem sua programação pela rede mundial de
computadores. Fonte: Agência Brasil
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