As mudanças na Lei Seca estão interferindo até no ritual religioso. Arcebispos do Paraná estão sugerindo aos padres que usem vinho sem álcool durante as missas – um dos símbolos sagrados da igreja.
O vinho representa o sofrimento de Cristo. Entretanto, ele tem álcool e num teor maior do que os outros, para ficar conservado por mais tempo. É chamado “vinho canônico”, feito especialmente para a igreja.
Como se trata de um símbolo importante para a religião católica, a igreja não pretende abrir mão do vinho durante a missa. A quantidade que o padre toma durante a celebração é bem pouca. Mesmo assim, a recomendação, a partir de agora, é de que os padres troquem o vinho canônico com álcool pela versão sem álcool.
A recomendação vale para todos os padres da Arquidiocese de Maringá. Alguns já usam vinho sem álcool, outros gostam de manter a tradição, como nos tempos de Jesus. Para os fieis também sobra um pouco de vinho. Em algumas missas, a hóstia é molhada na bebida durante a comunhão e, nesse caso, também deverá ser usado o vinho sem álcool. Fonte: JH
0 Comentários