Desde a madrugada desta terça-feira (8) os candidatos a vagas em universidades e institutos federais de ensino superior já podem consultar no site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já podem consultar a nota de corte para os cursos oferecidos. Uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.
A nota de corte, que corresponde ao resultado do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pode mudar de acordo com a entrada de novos candidatos na disputa por cada vaga até o final do período de inscrição, as 23h59 desta sexta-feira (11). A atualização da nota se dará às 2h desta quarta e quinta-feira, de acordo com o site do programa. A primeira chamada de aprovados no Sisu sairá no dia 14.
Segundo o Ministério da Educação, a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada. O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte se modifica de acordo com a nota dos inscritos. A nota de corte só será informada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição.
Durante o período de inscrição, o candidato poderá consultar, em seu boletim na página doSisu, a sua classificação parcial na opção de curso escolhido. A classificação parcial é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Essa classificação é apenas uma referência e pode ser observada pelo estudante durante o período em que o sistema estiver aberto para as inscrições. Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados e em seu boletim de acompanhamento o candidato pode consultar a sua classificação e resultado final. Fonte: G1
0 Comentários