São seis trens, cada um composto de quatro vagões. O ato terá a presença de diversas autoridades do estado e do município.
Os primeiros 12 vagões que integram o metrô desembarcaram na capital baiana em novembro de 2008, no Porto de Salvador. O Governo do Estado, por intermédio da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), comprou seis trens, que representaram um investimento total de R$ 90 milhões - ao câmbio da época - financiados pelo Banco do Brasil.
Fabricados na Coréia pela empresa Rotem e fornecidos pela Mitsui & Co Ltda., cada trem é composto por quatro vagões com tração elétrica, carrocerias e estruturas em aço inoxidável. A capacidade de cada um é de 1.250 passageiros e a composição oferece ar condicionado e isolamento acústico.
Em janeiro de 2009, chegaram os outros 12 vagões, complementando a contribuição do Estado para o transporte de massa da cidade.
Como o pátio auxiliar de manutenção do metrô não está concluído, nem os trilhos assentados e com o sistema de energia funcionando, os trens ficaram armazenados no Porto Seco Pirajá, às custas do governo estadual, até a entrega no destino final para a realização dos testes necessários ao funcionamento. Fonte: AGECOM
0 Comentários